Depois de deixar Boca Juniors e Libertad pelo caminho no mata-mata da CONMEBOL Sul-Americana, o Cruzeiro está a poucos passos de voltar a uma final continental. Nesta quarta-feira (23), a partir das 19h (de Brasília), no Mineirão, a Raposa recebe o Lanús pelo jogo de ida da semifinal.
Vivendo um momento de reformulação depois de se tornar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol), agora comandada pelo empresário Pedro Lourenço, a equipe celeste tenta voltar aos tempos de glória depois de amargar três temporadas consecutivas na Série B, entre 2020 e 2022. E um título sul-americano pode ser um importante passo nesse processo.
Mas qual foi a última vez na sua história que o clube mineiro ficou tão perto de uma final sul-americana? A resposta é 2009. Na ocasião, o Cruzeiro disputava a CONMEBOL Libertadores e teve pela frente o Grêmio na semi.
Depois de um 2 a 2 na ida, no antigo Estádio Olímpico, onde a Raposa abriu vantagem por 2 a 0 ainda no primeiro tempo, mas viu o Tricolor chegar ao empate, a definição ficou para o Mineirão.
Na capital mineira, o Cruzeiro não deu chance ao azar e venceu por 3 a 1, indo à grande final da Libertadores. Na decisão da competição continental, porém, acabou derrotado pelo Estudiantes, sofrendo uma dolorosa derrota por 2 a 1 em casa no jogo decisivo, que culminou com o vice.
E passados 15 anos, o clube mineiro tem a chance de repetir o mesmo feito e ir a uma final, desta vez da Sul-Americana. Curiosamente, algo que o clube não conseguiu nem mesmo durante a sua última era campeã.
Entre 2013 e 2018, o Cruzeiro foi bicampeão brasileiro e da Copa do Brasil, além de ter conquistado mais de uma vez o Campeonato Mineiro. Porém, nas competições internacionais, não chegou nem perto do bom desempenho.
No mesmo período, a Raposa chegou três vezes ao mata-mata da Libertadores, mas em todas caiu ainda nas quartas de final. Já na Sul-Americana, só disputou a competição em 2017, mas caiu ainda na primeira fase.
Cruzeiro e Lanús ainda volta a se enfrentar na próxima semana, na Argentina, para o jogo decisivo da semifinal. Quem avançar, encara Corinthians ou Racing na final da Sul-Americana.