As ações chinesas caíram nesta sexta-feira e encerraram a semana em território negativo, uma vez que o entusiasmo anterior dos investidores em relação ao estímulo econômico deu lugar a preocupações sobre se o apoio será grande o suficiente para reavivar o crescimento.
No fechamento, o índice de Xangai teve queda de 2,55%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 2,77%. Os mercados de Hong Kong ficaram fechados por causa de um feriado.
As ações da China subiram mais de 20% desde 24 de setembro impulsionadas por notícias de estímulo, mas o impulso diminuiu esta semana. O mercado agora está concentrado em possíveis anúncios de estímulos fiscais adicionais que poderão ser divulgados em uma coletiva de imprensa do Ministério das Finanças no sábado.
“A questão continua a ser a magnitude das políticas fiscais e a eficácia da implementação das medidas, que acreditamos serem necessárias para estabilizar o mercado imobiliário” e recuperar a confiança do consumidor, disse Vivian Lin Thurston, gerente de portfólio da William Blair.
Analistas do UBS preveem um cenário básico de 1,5 trilhão de iuanes (212,07 bilhões de dólares) para a emissão de títulos públicos especiais, com um cenário ideal de 3 trilhões de iuanes.
A Reuters informou no mês passado que a China planeja emitir títulos soberanos especiais no valor de cerca de 2 trilhões de iuanes este ano como parte de um novo estímulo fiscal.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,57%, a 39.605 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG permaneceu fechado.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 2,55%, a 3.217 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 2,77%, a 3.887 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,09%, a 2.596 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,07%, a 22.901 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,32%, a 3.573 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,10%, a 8.214 pontos.