No último domingo (27), a CBF divulgou a análise do lance do segundo pênalti a favor do Palmeiras no duelo contra o Fortaleza, no sábado, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, em confronto que terminou empatado em 2 a 2.
Para Ramon Abatti Abel, árbitro do confronto no Allianz Parque, Yago Pikachu fez “ação de bloqueio” no chute de Caio Paulista.
Com a partida paralisada, o árbitro foi ao vídeo revisar o lance. “Ele (Pikachu) faz inclusive o movimento. Essa bola, se não toca no braço, ia passar. Não é braço para proteger o rosto“, diz o VAR.
“O braço está aberto em uma situação de bloqueio. (Isso é) Pênalti. O jogador está com a mão em ação de bloqueio. Ele faz uma segunda ação e depois recolhe. Pênalti“, finaliza Ramon Abatti Abel, que sinaliza a infração a favor do Alviverde. Na cobrança, Estêvão fez o segundo gol do time paulista.
Nos primeiros 45 minutos, o Palmeiras tomou a dianteira do placar também por meio de uma penalidade.
No lance em questão, Titi cometeu uma falta em Flaco López dentro da área e a decisão de Ramon foi confirmada em campo, sem necessidade de revisão pelo VAR, como no segundo pênalti. A partida acabou em 2 a 2.
Ainda no último domingo, Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, responsável pelo VAR no Allianz Parque, foi afastado pela CBF.