E o Grenal acabou com mais uma vitória do Internacional nesse ano de 2024. O time de Roger Machado dominou o rival durante a maior parte dos 90 minutos e criou chances para vencer até por um placar mais elástico, não fosse a tarde inspirada de Marchesín. Válido pela 30ª rodada do Brasileirão, esse clássico entra para a história. Dono de uma campanha mais regular no Campeonato Brasileiro, com o 1 a 0, o Inter atingiu um feito que já durava 50 anos. Pela primeira vez desde 1974, venceu todas as vezes que enfrentou o Grêmio, quando houve mais de um clássico na temporada. Na estreia de Roger pelo lado vermelho da rivalidade, saiu com os três pontos, chega a 49, que o devolvem ao G-6. A equipe de Renato estaciona nos 35, três acima do Z-4.
O confronto marcou o retorno do clássico ao Rio Grande do Sul 237 dias depois do último duelo antes da enchente. No primeiro turno, com mando o Grêmio, o Gre-Nal foi realizado no Couto Pereira, em Curitiba, já que a Arena estava fechada para reformas. Foi também o primeiro Gre-Nal do técnico Roger Machado pela lado vermelho da rivalidade, após 32 clássicos pelo lado azul. E ainda o primeiro Gre-Nal de Edenilson pelo Tricolor no Beira-Rio, após anos ventindo a camisa do Inter.
A escalação do Inter trouxe temor ao torcedor. Rogel não se recuperou, e Clayton Sampaio foi escalado. Mesmo caso de Fernando. O volante ficou no banco, Rômulo ficou com a vaga. Assim, Roger não teve os dois primeiros volantes. Borré voltou ao time. No Grêmio, sem surpresas, Renato escalou Mayk no lugar do suspenso Reinaldo, Dodi ao lado de Villassanti e Aravena na ponta esquerda, com Soteldo na reserva. Sem Kannemann, Rodrigo Ely formou a dupla de zaga com Jemerson.
O Gre-Nal começou melhor para o Grêmio, os times se estudavam mas o Grêmio quem atacou primeiro, aos cinco minutos, Aravena se livrou da marcação e bateu rasteiro, Rochet defendeu sem rebote.
O Inter teve sua primeira chance somente aos 14 min, Vitão arrancou da defesa, passou por três e acionou Wesley. O ponteiro driblou Rodrigo Ely, mas demorou demais para cruzar e Jemerson conseguiu fazer o desarme.
O primeiro tempo teve domínio do Inter – foram oito finalizações, três no alvo, contra uma do rival.
A segunda etapa iniciou já com finalização colorada. Wesley recebeu na esquerda, ajeitou para dentro e bateu, perto da trave. O Grêmio conseguiu finalizar novamente aos cinco, quando Cristaldo cobrou escanteio e Rodrigo Ely cabeceou, Rochet defendeu. A resposta do Inter, aos nove, veio em jogada iniciada na esquerda, com Alan Patrick passando para Bruno Henrique chutar forte e Marchesín fazer outra grande defesa.
Renato mexeu na equipe, mandou o time para frente. Ele tirou Edenilson e Cristaldo, colocando Monsalve e Soteldo. Roger, aos 15, respondeu com duas trocas: fora Gabriel Carvalho e Rômulo (lesionado), dentro Bruno Tabata e Fernando.
Tabelando do meio para a direita, Bruno Gomes acionou Alan Patrick, que, dentro da área, cruzou para trás. Bernabei ajeitou e chutou. Borré, antes de Marchesín, desviou de cabeça e encontrou a rede: 1 a 0.
Mesmo com a vantagem, o Inter seguiu em cima. Não chegou ao segundo porque novamente Marchesín apareceu em dois cruzamentos e impediu as conclusões.
Atrás do placar, Renato mexeu novamente. Ele tirou Aravena e colocou Diego Costa. Ao entrar em campo, antes mesmo de tocar na bola, Diego Costa foi em direção a Bruno Gomes e o atingiu com os braços. Levou cartão amarelo.
Roger, aos 33, teve de mudar a equipe. Exausto, Bruno Henrique deu lugar a Gustavo Prado.
Aos 34, o Grêmio esteve perto do empate. Soteldo ganhou pela direita, cruzou e Braithwaite bateu de primeira. Rochet salvou e, no rebote, Clayton Sampaio impediu que o dinamarquês concluísse.
Renato fez suas últimas trocas. Aos 38, colocou Pepê e Arezo, tirou Dodi e Braithwaite. As derradeiras de Roger, aos 40, foram Luís Otávio e Valencia por Wesley e Borré.
O Grêmio teve como destaques Marchezin, que salvou com defesas bem difíceis e Rodrigo Ely, muito bem nas bolas aéreas.No Inter, Borre perdeu muitos gols, mas Wesley incomodou muito a zaga gremista.
O Colorado chega a 10 jogos de invencibilidade e segue sua busca por G-4. O Tricolor volta a se preocupar com Z-4. Com a vitória, o Inter vai aos 49 pontos e segue em sexto lugar na classificação. Mas a distância para o Flamengo, quarto colocado, agora é de apenas dois pontos. Já o Grêmio cai para o 12º lugar, com 35. A diferença para o Athletico-PR, primeiro time na zona de rebaixamento, é de quatro pontos.
Os dois times voltam a campo no próximo sábado (26), pela 31ª rodada do Brasileirão. O Grêmio recebe o Atlético-GO, às 16h30, na Arena. Já o Inter visita o Atlético-MG, às 19h, na Arena MRV.