Segunda-feira, Dezembro 23, 2024

ULTIMAS NOTÍCIAS

Related Posts

Polícia sugere Peñarol x Botafogo pela Libertadores no Centenario com público


Peñarol e Botafogo, pela partida de volta das semifinais da CONMEBOL Libertadores, nesta quarta-feira (30), às 21h30 (de Brasília), pode mudar de estádio. É o que sugeriu a polícia uruguaia. Por ordens de segurança, o órgão orientou, em reunião com a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e Conmebol, que a partida seja realizada no Estádio Centenário.

A decisão foi informada nesta terça-feira (29), às vésperas da partida, por José Manuel Azambuya, Comissário General e Chefe da Polícia Nacional, em entrevista coletiva.

O que falta para o martelo ser batido é a aceitação dos dois clubes envolvidos e da Conmebol, que tomará a decisão final. Como apurou a ESPN, o estádio já é dado como certo para ser o palco da partida. A entidade emitirá uma nota com os detalhes em breve.

Tanto a polícia quanto o Ministério do Interior entenderam que o novo local garante a segurança das duas torcidas. Dessa forma, a tendência é a partida decisiva da semifinal da Libertadores sair do Campeón del Siglo e rumar ao Centenário

A torcida do Botafogo ocuparia a Tribuna Columbes.

Ministério do Interior do Uruguai queria torcida única do Peñarol

O conflito sobre a questão de ter torcida somente do Peñarol ou não começou na última segunda-feira (28). Nicolas Martinelli, Ministro do Interior do Uruguai, emitiu um documento oficial determinando que a torcida do Botafogo não poderia acessar o Campeón del Siglo e chamou o confronto de ‘alto risco’ para os botafoguenses.

O ofício foi anexado e endereçado à Associação Uruguaia de Futebol (AUF), presidida por Ignacio Alonso. No documento, o argumento utilizado para a proibição da torcida visitante é a decisão da Polícia Nacional para dar segurança aos torcedores alvinegros presentes em Montevidéu após os episódios envolvendo os torcedores uruguaios na partida de ida, com 280 uruguaios sendo detidos após conflitos no Recreio dos Bandeirantes, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

“Em virtude dos violentos incidentes que aconteceram no Rio de Janeiro durante o jogo de ida da Copa Libertadores entre Peñarol e Botafogo, decidimos proibir o acesso dos torcedores do Botafogo ao Campeón del Siglo para a partida de volta em Montevidéu. Essa medida responde a razões de segurança e busca evitar possíveis represálias que poderiam desencadear novos distúrbios entre as torcidas de ambas as equipes“, escreveu Martinelli no X (antigo Twitter).

“O Ministério reafirma seu compromisso com a segurança dos espetáculos públicos e assegura que tomará todas as medidas necessárias para que o evento transcorra sem incidentes”, completou.

Com a vitória de 5 a 0 na ida, pode perder por até quatro gols de diferença que, ainda sim, avança à final do torneio continental pela primeira vez em sua história.

Botafogo se manifestou

O Botafogo se pronunciou oficialmente sobre a tentativa de Nicolas Martinelli, Ministro do Interior do Uruguai, para que o duelo contra o Peñarol, no Campeón del Siglo, pela semifinal da CONMEBOL Libertadores, seja disputado com torcida única.

Em comunicado divulgado na tarde de segunda-feira, o clube alvinegro se disse surpreso com o pedido do veto e afirmou que crê que seus torcedores marquem presença no estádio nesta quarta-feira (30).

”O Botafogo discorda veementemente das decisões das autoridades uruguaias. O Clube acredita que o Uruguai é um país que reúne plenas condições para garantir a realização do duelo com total segurança. O Botafogo reafirma ainda que é contra qualquer tipo de violência e que preza por uma disputa leal em campo”, disse o Botafogo em nota oficial.

”O Regulamento é claro no sentido de que a obrigação da manutenção da segurança é de responsabilidade do Clube Local ou da Federação/Confederação Nacional. Em face do que foi apresentado, está evidente que o Peñarol e a Polícia de Montevidéu (Policia Nacional do Estado Maior – Ministério do Interior) assumiram a incapacidade em garantir a segurança de torcedores e delegações de ambas as equipes. O Botafogo acredita que essa infração do regulamento não deve passar impune pela CONMEBOL. Por este motivo, estamos acompanhando junto à entidade os desdobramentos para assegurar o estrito cumprimento do Regulamento da Competição”, diz trecho do comunicado.

play

1:18

Estádio do Peñarol recebe ‘muros’ de separação de torcida antes de jogo contra o Botafogo pela Libertadores; VEJA

Peñarol e Botafogo se enfrentam no Estádio Campeón del Siglo, nesta quarta-feira (30), às 21h30 (Brasília), pela volta da semifinal da Libertadores

O Botafogo ainda repudiou a decisão unilateral sobre torcida única, afirmando que o Peñarol e a polícia do país abrem precedentes perigosos para a competição, já que o time uruguaio pode ser beneficiado por isso.

”Uma decisão unilateral como esta abre um precedente muito perigoso para a competição pois o critério de “falta de segurança” poderá ser usado por qualquer outra agremiação para impedir a entrada da torcida visitante nos jogos CONMEBOL. O Botafogo crê que o clube que não garantir segurança da torcida visitante não pode ser beneficiado por suas próprias falhas”, disse o clube.

”As tensões existentes devem ser resolvidas de forma diplomática pelos clubes. Nesse sentido, o Botafogo tomou todas as providências possíveis — incluindo uma comunicação oficial antes do duelo de ida — onde reforçou a importância de que seus torcedores prezassem pela paz e respeito ao adversário, fato que culminou em um comportamento exemplar dos alvinegros. Porém, o que foi visto desde então, por parte da direção do Peñarol, são discursos inflamados e uma posição contrária à boa prática institucional. Em meio a isso, fica o questionamento: “Ora, se a direção do Peñarol mostrasse uma postura mais construtiva e pacificadora, estaríamos discutindo este tema de segurança no dia de hoje?”, questionou o Botafogo.

Confira a nota oficial divulgada pelo Botafogo na íntegra:

O Botafogo discorda veementemente das decisões das autoridades uruguaias. O Clube acredita que o Uruguai é um país que reúne plenas condições para garantir a realização do duelo com total segurança. O Botafogo reafirma ainda que é contra qualquer tipo de violência e que preza por uma disputa leal em campo.

– O Regulamento é claro no sentido de que a obrigação da manutenção da segurança é de responsabilidade do Clube Local ou da Federação/Confederação Nacional. Em face do que foi apresentado, está evidente que o Peñarol e a Polícia de Montevidéu (Policia Nacional do Estado Maior – Ministério do Interior) assumiram a incapacidade em garantir a segurança de torcedores e delegações de ambas as equipes. O Botafogo acredita que essa infração do regulamento não deve passar impune pela CONMEBOL. Por este motivo, estamos acompanhando junto à entidade os desdobramentos para assegurar o estrito cumprimento do Regulamento da Competição.

– Uma decisão unilateral como esta abre um precedente muito perigoso para a competição pois o critério de “falta de segurança” poderá ser usado por qualquer outra agremiação para impedir a entrada da torcida visitante nos jogos CONMEBOL. O Botafogo crê que o clube que não garantir segurança da torcida visitante não pode ser beneficiado por suas próprias falhas.

– As tensões existentes devem ser resolvidas de forma diplomática pelos clubes. Nesse sentido, o Botafogo tomou todas as providências possíveis — incluindo uma comunicação oficial antes do duelo de ida — onde reforçou a importância de que seus torcedores prezassem pela paz e respeito ao adversário, fato que culminou em um comportamento exemplar dos alvinegros. Porém, o que foi visto desde então, por parte da direção do Peñarol, são discursos inflamados e uma posição contrária à boa prática institucional. Em meio a isso, fica o questionamento: “Ora, se a direção do Peñarol mostrasse uma postura mais construtiva e pacificadora, estaríamos discutindo este tema de segurança no dia de hoje?”

– O Botafogo confia na CONMEBOL para tomar as medidas cabíveis visando a segurança de todos os envolvidos e a manutenção do equilíbrio esportivo.

– Por fim, o Botafogo acionou o Itamaraty, o Ministério dos Esportes e a Policia Federal/Interpol com o intuito de preservar a segurança dos torcedores que estão em Montevidéu.

Campeón del Siglo foi preparado para receber visitantes

Presente no Campeón del Siglo na segunda-feira, a reportagem da ESPN flagrou a administração do estádio preparando o gradeado de metal que separa a torcida mandante da visitante.

Na imagem, é possível ver funcionários do Peñarol aparafusando o muro, que conta até com cerca de arame farpado em cima, separando os setores. (Veja abaixo)

Próximos jogos do Botafogo:





ASSISTA AQUI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

NOTÍCIAS POPULARES