O espanhol Rafael Nadal, que acaba de anunciar sua aposentadoria, vai participar nesta semana de um controverso torneio de exibição na Arábia Saudita ao lado de Novak Djokovic e outras quatro estrelas do tênis masculino.
Além do espanhol e o do sérvio, o evento chamado de “Six Kings Slam” reúne também Jannik Sinner, Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev e Holger Rune.
Sem contar pontos para o ATP tour, o torneio será disputado em Riade entre esta quarta (16) e sábado (19).
Siga o Six Kings Slam em tempo real
Nadal e Djokovic entram no Six Kings Slam direto na semifinal. Nas quartas, Sinner encara Medvedev, enquanto Alcaraz duela contra Rune.
Sobrecarga, mas muito dinheiro
O Six Kings Slam será um dos torneios de exibição mais caros da história do tênis.
Cada um dos seis jogadores receberá pelo menos 1,5 milhões de dólares (cerca de 7 milhões de reais) por participar do evento, enquanto o campeão vai embolsar US$ 6 milhões (cerca de R$ 32 milhões).
Este valor é cerca do dobro do que o número um do mundo Jannik Sinner recebeu pela sua conquista do US Open.
Há anos que a Arábia Saudita distribui somas altíssimas ao esporte e críticos acusam o país de utilizar este tipo de evento como meio de sportswashing. No entanto, isso não impede que Rafael Nadal seja embaixador da Associação de Tênis da Arábia Saudita e Lionel Messi seja garoto-propaganda do país do Golfo.
A Arábia Saudita é “muito atrasada em muitas coisas“, disse Nadal certa vez, mas está “aberta ao mundo” e tem “grande potencial”.
Riade, que também pleiteia um torneio de nível Masters 1000, receberá o WTA Finals pelos próximos três anos, apesar das restrições aos direitos das mulheres na Arábia Saudita.
Ex-tenistas, incluindo as lendas Chris Evert e Martina Navratilova, criticaram publicamente “a parceria com um país com um histórico de leis repressivas contra as mulheres, que criminaliza a homossexualidade e a liberdade de expressão“.
No vídeo promocional do Six Kings Slams, os seis tenistas aparecem de forma meio constrangida lendo um texto que diz que o campeonato “será como nenhum outro” e que “mal podem esperar para jogar em frente a uma pleteia tão apaixonada”.
Alcaraz, que há pouco tempo se queixou do calendário sobrecarregado da ATP, aceitou competir no Six Kings Slam semanas após participar da Laver Cup — outro torneio de exibição.
Chaveamento do Six Kings Slam
• Quartas de final (16 de outubro)
Daniil Medvedev x Jannik Sinner
Holger Rune x Carlos Alcaraz
• Semifinais (17 de outubro)
Novak Djokovic x Medvedev ou Sinner
Rune ou Alcaraz x Rafael Nadal
• Final (19 de outubro)
Onde assistir?
O torneio terá transmissão gratuita do Dazn (streaming).