Sem tempo para muito descanso depois de confirmar a vaga na final da Copa Libertadores, o Botafogo volta ao Campeonato Brasileiro para tentar manter-se soberano na briga pelo título da competição nacional, iniciando esta rodada três pontos abaixo do vice Palmeiras. Pela Série A são nove jogos consecutivos sem saber o que é uma derrota (6V, 3E), mas com as últimas quatro vitórias vindo com uma diferença de um gol, três deles com os gols decisivos marcados no segundo tempo.
Ter um clássico contra o Vasco não será algo simples para o Bota, que não vence o rival há três confrontos diretos (1E, 2D), sendo o último triunfo no duelo em casa no Brasileirão da temporada passada, um contundente 2-0 no primeiro turno, que foi dominado pelo Botafogo. Na atual temporada, a equipe de Arthur Jorge aparece com o segundo melhor aproveitamento como mandante, atrás apenas do Fortaleza, mas com menos somados em comparação com Palmeiras e São Paulo.
Já o desempenho do Vasco fora de casa é quase digno de rebaixamento, sendo o 16ª na tabela de visitantes, com 12 pontos somados em 15 partidas disputadas. A última partida longe de seus domínios foi um complexo 3-0 diante do São Paulo após empates seguidos em 1-1 diante de Cruzeiro e Flamengo, sendo o último triunfo fora de casa contra o Vitória em um 1-0.
Acompanhe Botafogo x Vasco com narração ao vivo do Flashscore
A boa notícia é que a equipe cruz-maltina respondeu bem à eliminação na semifinal da Copa do Brasil para o Atlético-MG, vencendo as duas partidas seguintes, triunfos em sequência que aconteceram apenas duas outras vezes neste Brasileirão. A maior dessas séries (4V) aconteceu em julho, justamente após o empate em 1-1 contra o Botafogo!
Jogadores a serem observados
Autor de importantes gols na Libertadores, Savarino não marca no Brasileiro desde julho e deu um passe para gol na Série A pela última vez no início de outubro. Pelo Vasco, Vegetti quer, pelo menos, manter a média de um gol por jogo contra o Botafogo (3J, 3G).
Estatística de destaque
Vasco (395) continua a liderar número de desarmes concluídos no Brasileirão.