O astro Ronaldinho Gaúcho decidiu investir no futebol dos Estados Unidos ao lado do irmão Roberto Assis. O ex-jogador do Barcelona e pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira adquiriu ações do Greenville Triumph, equipe que atualmente disputa a USL League One, uma espécie de terceira divisão do futebol norte-americano.
Nos Estados Unidos não existe rebaixamento ou acesso, mas o Greenville Triumph possui planos ambiciosos de tornar-se uma das franquias da MLS, a elite do futebol local, até 2026.
“A ênfase que Greenville Triumph e Liberty coloca nos jovens, através das academias, e o nível de excelência competitiva da equipe profissional do Triumph e semiprofissional do Liberty é impressionante. Para mim e para o grupo, esta é uma oportunidade de apoiar o crescimento do futebol a todos os níveis e para todas as idades e de fazer parte de uma comunidade que valoriza a presença internacional e uma mistura única de culturas”, disse Ronaldinho, em comunicado divulgado pela equipe.
Aposentado dos gramados, Ronaldinho vem expandindo sua presença em múltiplos negócios e estabelecendo laços nos Estados Unidos. Recentemente, ele esteve no fechamento do pregão da Bolsa de Nova York. Além disso, ele é uma dos embaixadores da Copa do Mundo de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.
“Estamos honrados em receber Ronaldinho na família Triumph”, disse o presidente do Greenville Triumph, Joe Erwin.
“Sua influência no esporte é inigualável, e sua presença dentro do nosso grupo de proprietários diz muito sobre a direção que estamos seguindo como clube. O envolvimento de Ronaldinho não só elevará o perfil do nosso clube, mas também vai inspirar nossos jogadores, fãs e toda a comunidade Upstate”, acrescentou Erwin.
Ronaldinho se junta a um grupo de proprietários composto por Joe Erwin e sua esposa, Gretchen; Cheves; William M. Webster, IV; Rick Pennell; Jim Casey; Doug Erwin e Shannon Wilbanks.
O Greenville Triumph é um time do estado norte-americano da Carolina do Sul. A equipe figura atualmente na quarta posição da USL League One, com 31 pontos.