A Seleção Brasileira goleou o Peru por 4 a 0 nesta terça-feira (15), no Mané Garrincha, em Brasília, pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Os gols do triunfo da Canarinho foram marcados por Raphinha, que foi às redes em duas cobranças de pênalti, Andreas Pereira, autor de um golaço de voleio, e por Luiz Henrique – o segundo tento consecutivo do atacante do Botafogo na Seleção.
O Brasil fez o dever de casa nesta Data FIFA, com duas vitórias em dois jogos e subiu na tabela. A Seleção é a quarta colocada, com os mesmos 16 pontos do Uruguai, mas perde no critério de desempate.
Confira a tabela das Eliminatórias no Flashscore
Diante de uma frágil seleção peruana, que pouco fez Ederson trabalhar, o Brasil impôs o seu melhor ritmo, especialmente na etapa final com as entradas de Andreas Pereira e Luiz Henrique. Eles precisaram de quatro minutos para marcar duas vezes e ampliar a vantagem brasileira.
Se faltaram jogadas mais trabalhadas, a individualidade e o talento dos atletas brasileiros foram suficientes para colocar o Peru na roda. O resultado esteve longe de empolgar, mas foi importante tendo em vista a pressão sofrida pelo elenco.
Uma noite que ainda trouxe uma primeira oportunidade ao meia Matheus Pereira, do Cruzeiro, estreando com a camisa da seleção principal. E ele quase marcou em finalização de fora da área. A bola passou próxima à trave esquerda.
Veja como foi Brasil 4 x 0 Peru
O Peru voltou à sua rotina de dissabores nas Eliminatórias. Um futebol muito pobre que faz jus à posição. Os Incas aparecem em penúltimo lugar, com seis pontos, um a mais que o Chile, que perdeu novamente na rodada, dessa vez humilhada pela Colômbia, também por 4 a 0.
100% na marca da cal
Pela terceira vez na carreira, Raphinha marcou dois gols em um mesmo jogo com a camisa da Seleção Brasileira. O jogador do Barcelona fez os primeiros tentos do time verde e amarelo contra o Peru, ambos de pênalti.
O primeiro saiu em uma etapa inicial um pouco mais morosa. A Seleção controlou facilmente o Peru, mas o gol teimava em não sair. Aos 23 minutos, o próprio Raphinha esteve perto de abrir o placar ao mandar uma bola no travessão.
Só que a oportunidade voltou a sorrir para o jogador aos 37 minutos, quando a arbitragem marcou pênalti em toque de mão de Zambrano dentro da área. O camisa 11 brasileiro cobrou com categoria e abriu o placar.
No segundo tempo, aos oito minutos, um novo pênalti para o Brasil, dessa vez em cima de Savinho. Raphinha voltou a bater com categoria e celebrou diante da torcida.
Goleada confirmada
Melhor no segundo tempo, a Seleção contou com alterações precisas de Dorival para dominar o adversário e construir a goleada. Andreas Pereira e Luiz Henrique entraram muito bem no jogo. Aos 25, Andreas acertou um voleio magistral em assistência de Luiz Henrique. Depois, aos 28, foi a vez do atacante botafoguense celebrar, fazendo outro belo gol e fechando a conta.
Próximos jogos
As duas seleções voltam a jogar em novembro, no dia 13. O Brasil visita a Venezuela, em Maturín, às 18h (de Brasília). A Vinotino deixou a zona de classificação para a Copa do Mundo de 2026 com os resultados da rodada.
O Peru, por sua vez, fará o duelo dos desesperados. Encara o Chile, o último colocado, em Lima, também às 18h (de Brasília).