Os americanos decidem, nesta terça-feira (5), se Kamala Harris será a primeira mulher a presidir os Estados Unidos ou se Donald Trump retornará à Casa Branca
O candidato republicano Donald Trump conquistou votos suficiente para levar Indiana, Kentucky, Virgínia Ocidental, Mississipi, Alabama, Flórida, Oklahoma, Tennessee, Carolina do Sul, Wyoming, Louisiana, Dakota do Sul, Dakota do Norte, Texas, Ohio, Arkansas, Nebraska, Missouri, Montana e Utah. Já Kamala Harris já tem votos para projetar a vitória em Vermont, Connecticut, Maryland, Massachusetts, Rhode Island, New Jersey, Illinois, Delaware, Nova York e Colorado.
Os primeiros sinais do resultado da disputa entre Kamala e Trump, que estão tecnicamente empatados de acordo com as pesquisas, podem ser vislumbrados à medida que a votação avança nos Estados decisivos da Geórgia, onde as seções eleitorais fecharam às 19h locais (21h em Brasília), e da Carolina do Norte, meia hora depois nesta terça-feira (5).
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Os americanos não decidem pelo voto popular quem será seu próximo presidente, mas nomeiam um número de delegados em cada Estado que compõem o Colégio Eleitoral e que são responsáveis por escolher o próximo ocupante da Casa Branca. O Colégio Eleitoral tem 538 delegados e, para vencer, Donald Trump ou Kamala Harris precisam de pelo menos uma maioria de 270.
(em atualização)
*Com informações Estadão Conteúdo e agências internacionais
Publicado por Carolina Ferreira